Jantar fora é uma aventura!
Onde moro não há restaurantes vegetarianos, pelo menos que eu saiba. Então é sempre uma aventura jantar fora. Ter de explicar o que posso comer, o que não pode conter... Para, por vezes, no fim ouvir "então pode ser uma salada com atum ou fiambre?".
Quando quero comer fora costumo contactar o estabelecimento previamente a questionar se tem opção, se são flexíveis, etc, mas nem sempre tenho essa oportunidade então tenho de passar por esta chatice de explicar tudo, tanto que chego a sentir-me chata. Mas esta semana fui a um sítio novo, às escuras e tenho que partilhar este momento.
À última da hora decidimos jantar fora e a um sítio que nunca tinha ido, o Pasta & Basta, em Penafiel. De facto haviam opções vegetarianas mas vegan não. Expus a minha situação e o jovem que nos atendeu foi extremamente prestável, disse logo que ia falar na cozinha para ver o que se podia arranjar, que se podia fazer uma massa com uns legumes e tal. Devo confessar que não me lembro de ser tão bem atendida como naquele dia, o jovem certificou-se de que o que me servia seria do meu agrado e de acordo com todas as minhas especificidades. E que prato fabuloso me serviram....
Tinha esparguete, pimentos, cogumelos frescos, ananás e manjericão. Nada muito elaborado mas delicioso. O segredo? Boa vontade. Quem é vegetariano ou vegan sabe o que é ir a algum restaurante e perguntar se há algo que se possa fazer e a resposta ser "não".
