Ser vegan (vegano) é muito difícil!!!

"Eu não era capaz de ser como tu". Pois não, primeiro era preciso querer. No início pode ser cansativo ter de ler e reler os rótulos de cada produto que compras ou que queres consumir, mas depois já é hábito. Ninguém é um expert no que toca ao veganismo. Já dizia o meu avô, uma pessoa está sempre a aprender e morre sem saber.

"Ah mas eu não tenho dinheiro para comprar aquelas bolachas todas xpto que custam um dinheirão". Eu também não. Não compro daquelas bolachas, cereais, ou o que for, todos fancy de dieta e biológicos. Às vezes os produtos mais baratos são acidentalmente vegan, como bolachas torrada ou cereais de chocolate de marca branca. Não são os produtos mais saudáveis do mundo, mas essa não é a minha maior preocupação. Se queres ser saudável podes sempre comer fruta e vegetais com força.

Há produtos que trazem todos aqueles nomes esquisitos e conservantes que nem nome tem, os E- números, para isso podes sempre aceder a plataformas/sites que te indicam se é ou não de origem animal ou vegetal. Alguns são incógnitos e tens mesmo de contactar a empresa para ela te confirmar a origem do ingrediente. Por norma uso dois para ingredientes e para E- números. Se és demasiado preguiçoso para isso, tens o Achados Vegan, mas para mim isto não funciona porque eu vivo numa pequena cidade onde não há Jumbo nem Ikea nem nada, estou por conta própria. Às vezes quero muito uma coisa e fico tempos infinitos à procura de um que eu possa comprar, mas é quando tenho vontade para procurar.
Um conselho, não tomes nada como garantido. Há coisas que tu assumes como acidentalmente vegan e no final de contas não o é, tal como alguns pães (rosca, cacete) ou amêndoas da Páscoa que tu achas que é só açúcar e amêndoa e quando lês o rótulo tem cera de abelha. 

E isto é sobre produtos alimentares, depois vêm os produtos de higiene, vestuário, cosmética..... Custa-me dizer isto porque me soa mal, mas não deixa de ser verdade, ser vegan não é apenas um regime alimentar mas sim um estilo de vida. 

Mensagens populares deste blogue

Beijinho de Coco