Legumes sem Brás!

O meu go-to quando não sei o que fazer e tenho muitos legumes para usar.


Isto é uma espécie de receita mas nem por isso, se é que me entendes. Vou descrever o que usei, mas varia muito consoante o que tenho no momento no meu frigorífico. Faço muito este prato quando tenho muitos legumes ou legumes a ficarem menos "bonitos".

Estas quantidades rendem cerca de 3 porções.

Ingredientes:
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1/3 pimento verde
1/3 pimento vermelho
1/4 curgete
1 mão cheia de cogumelos marron
1 mão cheia de brócolos
tomilho q.b.
azeitonas q.b.
1 colher de chá de sementes de papoila
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 colher de chá de sementes de girassol
1 1/2 chávena de batata palha

Processo:
Como todos os pratos portugueses, tudo começa com um bom refogado de cebola e alho. Acrescento a cenoura, curgete os pimentos aos cubinhos, os cogumelos partidos em 4 e o tomilho e deixo a coisa acontecer por uns minutos e adiciono os brócolos em pedaços pequenos. Nesta altura, tapo para deixar os brócolos cozinharem melhor. Quando tudo estiver a meu gosto desligo o fogão e adiciono a batata palha, as sementes e as azeitonas e envolvo bem.

Notas:
1- "Ah mas no bacalhau à brás procura-se uma certa cremosidade do ovo" eu não disse que era à brás mas se quiseres replicar o prato o tofu parece-me uma boa solução ou um preparado com farinha de grão e água. Eu nunca experimentei porque gosto deste prato assim.

2- Eu não uso sal para temperar os legumes porque sou preguiçosa e uso batatas de pacote que são muito salgadas mas uso ervas aromáticas como orégãos, tomilho, salsa, cebolinho e pimenta para temperar os legumes.

3- Eu não descasco a cenoura nem a curgete porque não me faz confusão.

4- Este prato fica muito bem com beringela, repolho, milho, couve-flor, grão de bico, etc, sente-te livre de alterar a receita conforme o que tens em casa e o que gostas.

5- Eu desligo o fogão antes de acrescentar os últimos ingredientes para a batata dar alguma textura ao prato porque o calor residual dos legumes já as cozinha ligeiramente e para as azeitonas não perderem muito o seu sabor.

6- Esta especialidade é aprovada pela minha mãe que diz que eu só como porcarias e que não como nada de jeito!

É uma forma de eu juntar legumes que não gosto tanto sem dar pelo sabor deles e consumir mais legumes frescos.




Mensagens populares deste blogue

Beijinho de Coco