Arroz de jaca

Arroz de pato vivo!




arroz com jaca com topping de chouriço e queijo veganos


Ingredientes para o recheio ("carne"):

1 lata de jaca verde
1 cebola
2 dentes de alho pequenos
1/3 pimento verde
paprika q.b.
cominhos q.b.
gengibre q.b.
molho de soja q.b.

Modus Operandi

Cortei a cebola em meias luas e piquei o alho e refoguei num fio de azeite. Cortei o pimento em pequenos cubinhos e juntei ao refogado e deixei cozinhar por uns minutos até juntar a jaca. A minha vinha apenas em agua e sal, sem nada de conservantes ou açúcar. Ao juntar no tacho fui desfazendo com a mão para ajudar o processo de maneira a ficar com aquele aspeto de carne desfiada. Temperei com cerca de uma colher de sobremesa de paprika, outra de cominhos, meia colher de gengibre e três de molho de soja. Como a parte interior da jaca é mais rija fui juntando água deixando cozinhar, amolecendo e conseguindo desfazer, sempre que a água evaporava juntava mais um "splash", mas nunca em demasia, não é um estufado. Este foi o processo até o recheio ter a consistência, aspeto e sabor desejado.
Fiz arroz vaporizado com um refogado de cebola. Untei a forma com azeite, fiz uma base de arroz e nivelei com a parte de trás da colher, adicionei uma camada do recheio e finalizei com outra camada de arroz deixando-a o mais direitinha possível. Por fim, laminei umas tiras de queijo vegan (Violife) e coloquei umas rodelas de chouriço vegan (Veg In) e levei ao forno em modo grill só para derreter o queijo porque não sou grande fã de arroz crocante.


Sugestão
Eu cozinhei a lata inteira mas para fazer o arroz de jaca só usei metade e dá para 2/3 pessoas, então sobrou e eu juntei umas azeitonas às rodelas e salsa picada e ficou delicioso, de chorar por mais! Ideal para fazer uns tacos, tortillas, wraps, o que for.

Mensagens populares deste blogue